top of page

Periodontia

Gengivite:

​

A gengivite é considerada a mais branda das doenças periodontais. Apesar de amena em seu estágio inicial, essa condição pode evoluir para uma doença mais grave, a periodontite. A gengivite é conhecida por causar inchaço à gengiva e sangramento, mas, em muitos casos, essas alterações são leves e pequenas, e podem passar despercebidas, o que pode ocasionar danos mais graves. O resultado dessa inflamação e infecção é uma possível destruição dos tecidos da boca que suportam e sustentam os dentes (gengiva e osso), levando à mobilidade dos dentes e, consequentemente, a sua perda. Até mesmo o caso mais leve de gengivite tem o potencial de se transformar em uma doença periodontal prejudicial, se não for tratada adequadamente.Embora seja comum a gengivite não causar dor, existe alguns sinais e sintomas que podem apontar a presença da doença:- Gengivas vermelhas ou inchadas;- Sangramento ao escovar;- Halitose (mau hálito);- Sensação de gosto ruim na boca;- Gengivas retraídas;- Gengiva com aspecto lustroso e brilhante;- Gengivas sensíveis ao toque e a escovação.

​

TRATAMENTO DA GENGIVITE:

​

O principal objetivo é a redução da inflamação local. A gengivite é uma doença reversível e a saúde é geralmente restabelecida através de uma boa higienização com escova, creme e fio dental. O tratamento é focado em reduzir a inflamação local através de uma profilaxia (limpeza) que deve ser feita pelo dentista, removendo a placa bacteriana e qualquer outro resíduo alimentar. Essa remoção pode ser feita com instrumentos ultrassônicos, raspadores ou curetas. Em seguida, um rigoroso polimento é feito em todos os dentes, garantindo uma superfície lisa e livre de aspereza, e diminuindo a agregação da placa. É muito importante a orientação do profissional ao paciente em relação à técnica correta de escovação, que pode variar de acordo com o grau de comprometimento da gengiva, a posição dos dentes na arcada, a presença de próteses ou restaurações, etc.Após a profilaxia, o inchaço e a coloração de gengiva tendem a regredir em 7 a 10 dias, restabelecendo um aspecto rosa e mais firme dos tecidos.

​

bragaodont76.jpg

PERIODONTITE:

 

Periodontite é uma doença inflamatória crônica ou aguda da gengiva e do periodonto, que causa destruição do tecido conjuntivo, do ligamento periodontal, perda óssea e, consequentemente, perda dos dentes. Como resultado da má escovação dos dentes e da falta do uso do fio dental regularmente, ocorre a formação de um biofilme responsável pela formação da placa bacteriana. Mais de 500 tipos diferentes de micro organismos patógenos estão presentes na placa bacteriana e, por sua vez, liberam uma grande variedade de produtos e subprodutos biologicamente ativos, incluindo peptídeos quimiotácticos, toxinas proteicas, lipopolissacarídeos (endotoxinas) e ácidos orgânicos. Essas moléculas difundem-se no tecido gengival e iniciam uma resposta inflamatória que resulta na gengivite. Infelizmente, porém, muitas pessoas não conseguem manter a higiene bucal adequada, permitindo que um processo de inflamação continue de forma despercebida.

SINTOMAS DA PERIODONTITE:

 

A periodontite é uma doença silenciosa e seus sintomas podem permanecer camuflados até um estágio mais avançado da doença. Estes são alguns sinais de alerta desta doença:- Gengiva inchada, vermelha e sensível;- Sangramento durante a escovação e no uso do fio dental;- Retração gengival que passa a impressão de dentes mais compridos;- Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;- Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;- Aftas;- Mau hálito persistente;- Pequeno movimento dos dentes ao fechar a boca;- Abscessos.A dor normalmente não é um sintoma da periodontite, o que explica, em parte, porque os estágios iniciais da periodontite podem passar despercebidos. Ao se dar conta, a periodontite pode estar em um estágio avançado e crônico, com danos irreversíveis. Muitas vezes, a única maneira de diagnosticar a periodontite é através de um exame clínico.

COMO PREVENIR A PERIODONTITE:

 

Os sinais e sintomas da periodontite podem ser tratados, restabelecendo saúde ao periodonto. Porém, diferentemente da gengivite, na qual basta a remoção da placa bacteriana para tornar a doença reversível e sem seqüelas, na periodontite, a destruição dos tecidos de suporte do dente provoca seqüelas e cicatrizes. Outro fator importante que o paciente deve entender é que uma vez diagnosticada e tratada a periodontite, não impede a sua recidiva, isto é, o reaparecimento da periodontite. Nesses casos, uma terapia de suporte e acompanhamento a periodontite é necessária. Com o tratamento adequado e com controle de placa e biofilme, a maioria das pessoas que apresentam a periodontite pode manter os dentes durante toda vida. Pacientes que têm consultas regulares e visitas de manutenção podem prevenir ou minimizar a recorrência da periodontite.

DOENÇAS DA GENGIVA E DIABETES:

 

Pacientes diabéticos são mais propensos a ter doença periodontal. A doença de gengiva pode também dificultar, para os diabéticos, o controle dos níveis de açúcar no sangue. Embora mais pesquisas sejam necessárias sobre a relação entre doença periodontal e diabetes, muito estudos já têm sugerido que a doença periodontal severa pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, colocando diabéticos em risco e aumentado as complicações dessa doença. Diabetes não é apenas um fator de risco para a doença periodontal, a doença periodontal em si pode agravar a diabetes. Algumas evidências sugerem que as bactérias que causam a doença periodontal podem entrar na corrente sanguínea, ativando citocinas (fatores prejudiciais do sistema imunológico), que, em seguida, destroem as células do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Outras pesquisas indicam que o tratamento da doença periodontal pode reduzir a necessidade de insulina e melhorar o controle do açúcar no sangue

Dentes.jpg

Periodontite Tártaro + Nicotina

ico-whatsapp.png
  • Facebook
  • Instagram

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© 2019 por Poisé. BRAGA ODONTOLOGIA todos os direitos reservados | BRAGA ODONTOLOGIA EIRELI - ME CRO - 028987

bottom of page